• Turismo
  • 27 mar 2024

Westfália celebra 28 anos com inauguração de monumento

Monumento homenageia Henrique Uebel, músico autodidata conhecido como "Homem Orquestra"

365 Vezes no Vale

A história, a pujança e o desenvolvimento de Westfália foram comemorados no domingo, dia 24 de março, em ato cívico que celebrou os 28 anos de emancipação política. A programação foi realizada em frente à Prefeitura Municipal e reuniu lideranças que fazem parte da construção histórica e cultural do Município.

Abrindo as celebrações na data de aniversário, foi entregue oficialmente à comunidade westfaliana o Monumento Henrique Uebel, cujo talento e contribuições musicais marcaram a história e a cultura da então Linha Schmidt, hoje município de Westfália. A obra, localizada nas imediações da Prefeitura Municipal, foi desenvolvida pelo escultor catarinense José Cristóvão Batista.

O filho do “Homem Orquestra”, Herbert Uebel, falou emocionado da inauguração do monumento. “Para a nossa família, ver esta obra, na terra em que meu pai nasceu, é uma grande alegria e honra. Muito obrigado Westfália por este reconhecimento e por valorizarem a história e o legado deixado pelo meu pai. Tenho certeza de que, neste momento, ele está vibrando e imensamente alegre com esta linda homenagem”, agradeceu Herbert, ainda enaltecendo momentos importantes da vida e trajetória musical de Henrique Uebel.

Norberto Grave, Ido Sulzbach e Airton Uebel contribuíram significativamente para que o monumento se concretizasse e agradeceram ao poder público pela iniciativa e reconhecimento. O músico Airton Grave lembrou do quão diferenciado era Henrique Uebel. “Quando pedirem a vocês quem foi Henrique Uebel, vocês podem falar com orgulho de que ele era gênio, o único no mundo que tocava sete instrumentos simultaneamente”, frisou ele, parabenizando a Administração Municipal pela inauguração desta importante obra.

Este também foi um momento para celebrar, em ato cívico, o aniversário de 28 anos de emancipação política de Westfália. O presidente do Poder Legislativo, Jucimar Oneide Docena, parabenizou a comunidade westfaliana pelo aniversário e enalteceu a importância cultural do Monumento Henrique Uebel. “Este é um momento importante para Westfália. Além de celebrarmos 28 anos, entregamos esta importante obra, rica em cultura e história. Parabéns, Westfália, pelo progresso e pelo desenvolvimento. Que sigamos trilhando um caminho de sucesso”, desejou o presidente da Câmara de Vereadores.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, ainda reconheceu o quanto a obra era aguardada. “Henrique Uebel é desta terra e nada mais justo do que receber este reconhecimento. Tinha um dom único e agora isto está aqui eternizado. Finalmente podemos entregar este monumento à comunidade, o que se torna ainda mais especial por ser na data do aniversário de 28 anos de emancipação política do Município”, observou, parabenizando o reconhecendo o trabalho de todas as lideranças na história de Westfália. “Se hoje somos reconhecimento e destaque, isso se deve a muitas pessoas. Parabéns Westfália, parabéns comunidade westfaliana, por estes 28 anos de história”, pontuou o chefe do Poder Executivo.

Ao final, os presentes ainda puderam prestigiar o memorial das soberanas de Westfália, com exposição de vestidos, coroas e quadros das oito cortes que fazem parte da história do Município. Em momento especial, houve homenagem às cortes e dinâmica, oportunizando resgatar memórias afetivas e lembranças enquanto soberanas de Westfália.

Quem foi Henrique Uebel?

Henrique Uebel (22/08/1906 – 08/01/1973), nascido em Linha Schmidt, Estrela/RS, foi agricultor e músico autodidata. Aos 15 anos, dominava o bandoneón e tocava em eventos locais. Casou-se em 1929, teve três filhos. Após uma doença em 1933, concebeu a ideia de tocar vários instrumentos simultaneamente. Com perseverança, aprendeu a tocar 11 instrumentos e desenvolvendo seu gabinete musical, destacando-se e sendo conhecido como “Homem Orquestra” e também como “O Homem dos 7 Instrumentos”. Excursionou pelo sul do Brasil, Paraguai e Argentina. Em 1959, viajou para a Alemanha, apresentando-se em diversos locais e fazendo história na TV. Faleceu em 1973. Em 2014, sua obra foi declarada Patrimônio Imaterial de Westfália.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores