Bom Retiro do Sul é um município bem localizado às margens do rio Taquari e da BR 386. Pesqueiro do Vale. O 365 vezes no vale apresenta cinco pontos turísticos imperdíveis na cidade conhecida como Pesqueira do Vale
Barragem Eclusa
No rio Taquari encontramos um dos orgulhos da cidade. A barragem eclusa se tornou ponto de encontro dos moradores na brisa do manancial e sedia eventos importantes como o Natal nas Águas. Com 120 metros de comprimento e 17 de altura, a estrutura gigante evidencia o poder da engenharia hidráulica brasileira.
Parque Pôr do Sol
No coração da cidade está o Parque Municipal Pôr do sol. Completa, a área de lazer tem espaço para caminhada, quadras esportivas, pista de skate, academia ao ar livre e brinquedos infantis. Destaque para a decoração formosa com espaços carinhosamente pensados e um lago. Ao total, a área de lazer tem mil metros quadrados.
Largo dos Emancipacionistas
Próximo da prefeitura, uma escadaria com 160 degraus permite a vista panorâmica em um dos pontos mais altos da cidade. O Largo dos Emancipacionistas foi construído na década de 70 para homenagear os responsáveis por Bom Retiro se tornar município.
Igreja do Morro
A centenária Igreja do Morro tem importância histórica por ter sido o primeiro templo a ser construído em Bom Retiro do Sul. A estrutura mantém os traços açorianos do século XIX. Estima-se que a edificação da igreja iniciou em 1896. Ao lado do prédio está localizada uma simpática gruta em homenagem a Santa Rita de Cássia. Outra curiosidade é encontrar um campanário com sino junto da igreja.
Cerro dos Gomes
A antiga pedreira se transforma em um dos principais destinos naturais do município. Destaque é o entardecer na conhecida Pedra do Cerro. O pôr do sol na área interiorana proporciona um show de cores no céu. Localizado a cerca de 12 quilômetros do centro, o Cerro dos Gomes tem ainda um lago de cor azul rende boas fotografias e se transformou em ponto de ensaios fotográficos.