Um símbolo do turismo regional se ergue novamente em Muçum. Muito além de ligar a cidade a Roca Sales, a ponte rodoferroviária Brochado da Rocha é cartão-postal do Vale e encanta quem a conhece devido à arquitetura diferenciada.
A ponte foi construída há mais de 60 anos e inaugurada em 1963. Tem 289 metros de extensão com oito arcos que cruzam o Rio Taquari. Foi edificada dessa para permitir a passagem de carros e de trem na parte superior.
Na enchente de setembro de 2023, a parte rodoviária foi arrancada pela fúria da água. A reconstrução exige um investimento de quase R$ 10 milhões. Atualmente, as obras estão na fase de colocação das vigas. A expectativa é finalizar as obras em fevereiro de 2024.
Imagens das obras em 2024 são nostálgicas e remetem para a construção na década de 50 e 60. Aos saudosistas, impossível deixar de se emocionar com essa história que se repete. Graças a Brochado da Rocha, Muçum é conhecida como Princesa das Pontes. Que possamos logo ver a estrutura igual ao passado.